Contabilidade Digital — Como Ela Influencia O Mercado Contábil?

Contabilidade Digital — Como Ela Influencia O Mercado Contábil?
03/12/2020

Aquela imagem clássica de um escritório contábil com armários, gavetas e mesas cheias de papéis pode ficar para sempre no passado. Com as mudanças tecnológicas, a contabilidade digital surgiu para facilitar o trabalho de muitos profissionais.

Neste artigo vamos falar sobre a influência dessa mudança no mercado contábil. Confira!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital surgiu para substituir os livros, planilhas e pilhas de relatórios e notas fiscais impressas. Hoje, com a tecnologia, é possível integrar todos documentos contábeis no computador e — talvez o mais vantajoso — obter análises e relatórios de forma automática.

O impacto positivo do uso da contabilidade digital no mercado contábil

O uso da contabilidade digital impactou o mercado de diversas formas. Dentre elas estão, principalmente, a redução de custos e diminuição de erros de lançamentos. É claro que esse novo tipo de fazer contabilidade mudou muitos outros aspectos, e falaremos mais a seguir.

 Implementação de uma melhor rotina operacional melhor

Quando qualquer processo manual se torna automático e passa a ser feito com o auxílio da tecnologia, é inegável que as atividades sejam aperfeiçoadas. Além do mais, a tecnologia na contabilidade pode ser associada à implementação de novas ferramentas e consequentemente a empresa, como um todo, acaba colhendo bons frutos.

Um sistema contábil digital é capaz de monitorar e mensurar atividades. Como resultado, as chances de erros fiscais diminuem e o gestor tem acesso a dados e relatórios padronizados.

Acompanhamento da legislação e suas mudanças constantes 

Quem trabalha com contabilidade sabe que as leis mudam constantemente, uma hora se trabalha com base em um novo parágrafo e, pouco tempo depois, nota-se que ele está revogado. Isso não é incomum, mas é uma dificuldade que a contabilidade digital pode tornar muito mais simples.

E não apenas isso, outro exemplo é a emissão de NF-e (nota fiscal eletrônica) que se tornou obrigatória. Por isso, os escritórios de contabilidade que já tem a tecnologia como alinhada, já estão um passo à frente para cumprir essa e outras obrigações impostas pela lei.

Aumento na produtividade das empresas 

As ferramentas tecnológicas permitem que os colaboradores de uma empresa possam se dedicar mais a estratégias, melhorias e atendimento aos seus clientes. Afinal, tarefas operacionais que, embora simples, precisavam ser feitas e levavam muito mais tempo, tornaram-se automatizadas com a contabilidade digital.

Existe impacto negativo do uso da contabilidade digital? 

Mesmo com vantagens diversas, muitos profissionais ainda consideram alguns pontos negativos da tecnologia no mercado da contabilidade. Dentre eles estão:

  • pouca pessoalidade;
  • complicações em questões de grande complexidade fiscal, como pode acontecer em grandes empresas;
  • funções muito amplas, com pouca especialização;

E você, o que acha  do uso da tecnologia no mercado de contabilidade? 

Não deixe de saber mais sobre esse e outros assuntos importantes aqui no portal e-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais