Como Consultar Edital de Concursos Públicos

Como Consultar Edital de Concursos Públicos
12/09/2019

Passar em concursos públicos é o desejo de muitos profissionais brasileiros. Afinal, as vantagens de ser um funcionário do governo são muitas. Porém, quem está começando nesse universo dos concurseiros pode ter um pouco de dificuldade em saber onde encontrar edital de concursos públicos. 

Sabendo disso, nós preparamos algumas dicas para que você. Confira!

O que é edital de concursos públicos?

Um edital de concursos públicos é um documento lançado para a imprensa e publicado no Diário Oficial — que tem a finalidade de publicar informações de interesse da população, como leis, atas, licitações, concursos, entre outros.

Além disso, cada Estado tem o seu Diário Oficial, assim como todos os municípios, órgãos do poder judiciário e a Presidência da República.

Por sua vez, o edital de concursos públicos fornece dados importantes sobre o seu funcionamento, como:

  • regras gerais do concurso;
  • data da abertura de inscrição;
  • valor da inscrição;
  • vagas disponíveis por cargo;
  • qualificação necessária;
  • data da prova;
  • documentação a ser apresentada;
  • entre outras coisas.

Portanto, é de extrema importância que você leia-o atentamente para não perder nenhuma informação. 

Como consultar?

Mas, afinal, como consultar o edital de concursos públicos? É de forma on-line ou impressa? Caso você tenha um concurso específico em mente, olhe sempre no site oficial do Órgão, pois o edital referente ao que você procura será publicado por lá.

Agora, caso você não tenha um concurso em mente, tente acompanhar alguns sites responsáveis pelas inscrições em concurso, como o Instituto de Desenvolvimento Educacional e o Cultural Assistencial (Idecan).

Quem pode publicar os editais?

No Diário Oficial da União (DOU), empresas, sindicatos, associações, conselhos, órgãos públicos, agências, entre outros, podem publicar de maneira rápida e ágil assuntos de interesse da população. Quando essas informações são publicadas pela Imprensa, por exemplo, o processo costuma ser mais demorado e burocrático.

Por isso, caso você tenha algum documento que deseja publicar, pense sempre na agilidade dos diários on-line, como o E-Diário! Nós atuamos como intermediador no processo da publicação — para saber como publicar portarias, por exemplo, leia a matéria —, sendo os materiais recebidos tanto de caráter público quanto particular.

Gostou de saber como funciona o edital de concursos públicos? Então não deixe de acompanhar outros artigos aqui no E-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais