O Que é Custo de Capital?

O Que é Custo de Capital?
27/05/2019

Para abrir um negócio ou mesmo expandir uma empresa já existente, é necessário que o empreendedor tenha a compreensão sobre o que é custo de capital de terceiros e capital próprio.  Por isso, explicamos neste artigo o conceito e as vantagens e desvantagens dessas duas vertentes de financiamento, confira a seguir!

O que é custo de capital de terceiros?

O custo de capital de terceiros é formado por recursos externos à empresa — como empréstimos ou financiamentos bancários. Contudo, nesta modalidade, a empresa consegue atingir um crescimento mais acelerado, além do que conseguiria apenas por meio de recursos próprios.

É importante ter em mente que ao optar pelo capital de terceiros, além do retorno próprio esperado, deve-se cumprir com as obrigações deste capital, os juros, e no caso de ter escolhido captar recursos com um investidor, há redução de autonomia. Além disso, recomenda-se não utilizar itens essenciais à operação como garantia.

Como se pode notar, é uma modalidade que exige um perfil empreendedor mais arrojado, ou seja, disposto a correr mais riscos.

O que é capital próprio?

Essa forma de financiamento é formada pelos recursos originados do fundador, sócio ou investidores que tenham participação na empresa. Apesar do controle total dos investimentos que o empreendedor possui, este fica limitado à quantidade do seu próprio capital. Caso queira crescer, deve reinvestir todo ou parte dos lucros obtidos.

Além disso, se optar por um sócio, ambas as participações e responsabilidades devem ser bem definidas dentro da sociedade. Esta é uma opção para perfis mais conservadores e tradicionais.

Afinal, qual tipo de capital devo utilizar?

Após entender o que é capital de terceiros e capital próprio, você deve estar se perguntando qual tipo de capital deve utilizar para o seu negócio, certo? Os principais aspectos a serem considerados são:

  • a quantia necessária;
  • as condições de financiamento;
  • o custo de oportunidade.

Tenha um bom plano de negócios,onde estejam detalhados todos os gastos. Através dele que você conseguirá escolher qual a melhor opção de financiamento, além de ser um instrumento que auxiliará a conquistar a confiança dos investidores!

Todavia, no processo de decisão, atente-se à aceitação ao risco, à versatilidade e ao relacionamento com sócios ou empresas financiadoras. Definidas as questões, saberá analisar qual deverá ser a origem dos recursos para seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o que é custo de capital de terceiros e capital próprio? Confira mais matérias como essa no E-Diário Oficial

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais