Aprenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Aprenda Como Organizar Agenda de Trabalho
08/11/2018

No campo profissional a organização é muito valorizada. Independentemente do tipo de empresa, manter bons hábitos evita erros, atrasos em processos, perda de prazos e diversos outros problemas. Então, que tal aprender como organizar agenda de trabalho? As orientações são simples e podem contribuir significativamente com a eficiência e produtividade da sua jornada.

 

Dicas de como organizar agenda de trabalho

Ser uma pessoa organizada é uma característica muito vantajosa, tanto na vida pessoal como profissional. Afinal, já é péssimo perder compromissos, objetos e não conseguir realizar simples tarefas por não ter conseguido priorizar atividades e organizá-las da melhor maneira. 

No trabalho, a rotina atribulada pode virar um caos, caso o profissional não saiba como definir e guiar etapas a serem realizadas. Por isso, para auxiliar nesse processo, tão complexo para a maioria das pessoas, veja algumas dicas: 

 

 

1. Escolha o modelo da agenda

Atualmente existem diversos tipos de agenda, das mais tradicionais, feitas de papel, às mais modernas, criadas em aplicativos para smartphones. Mas, diante de tantas opções, qual escolher?

É essencial que você opte pela aquela que mais te agrada. Porém, também deve considerar as suas necessidades. Caso tenha muitas tarefas e compromissos, a agenda de papel, por exemplo, talvez não seja o modelo ideal, pois tem espaço limitado e pode deixar seu planejamento confuso.

 

2. Atualize as anotações

Após escolher o modelo, você já pode começar a pensar em como organizar agenda de trabalho. O primeiro passo para isso é vigiar-se para não guardar nada apenas na cabeça. Você precisa manter as anotações centralizadas e sempre atualizadas, do contrário, a agenda não será eficaz e você estará sujeita a falhas.

Anote as reuniões corporativas que precisa organizar, as contas para pagar, a gestão de viagens corporativas que precisa fazer, as assinaturas para colher, os almoços que precisa agendar e todas as tarefas previstas.

 

3. Estabeleça prioridades

A melhor forma de saber como organizar agenda de trabalho é relativa, pois se trata de algo muito pessoal. No entanto, certamente, a tarefa envolve a definição de prioridades. Ao fazer isso, é possível resolver o que há de mais grave, evitando outras complicações, e ainda se planejar para solucionar questões menos importantes no momento que for mais adequado.

A recomendação geral é definir até quatro prioridades diárias e, preferencialmente, fazer isso semanalmente, de modo a não atolar um único dia.

 

4. Prepare-se para imprevistos

Geralmente os profissionais organizam a agenda considerando toda a carga horária. No entanto, isso pode ser entendido como um erro.

Por mais que se crie uma rotina, o trabalho sempre envolve imprevistos e demandas de última hora. Então, faça o planejamento do seu dia, mas leve em consideração as novidades que podem surgir, e reserve um tempo da sua agenda especificamente para isso. Caso não o utilize, basta adiantar as tarefas seguintes.

Para obter outras dicas e, inclusive, aprender como lidar com o stress no trabalho, continue navegando pelo E-Diário, que tem diversos artigos para facilitar a sua rotina profissional!

 

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Comentários:

  1. Rodrigo Salgado disse:

    Muito bom…..

  2. Cássio disse:

    Muito boas as dicas. Obrigado

  3. jose nilton coelho alves disse:

    gostei muito espero que todos que vejam esta proposta procurem fazer igual que assim nos vamos ter um brasil com pessoas organizadas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais