Analista Fiscal — O Que Faz Este Profissional?

Analista Fiscal — O Que Faz Este Profissional?
06/01/2020

Você quer entender o que faz um analista fiscal? Neste trabalho, o profissional da área é responsável por diversas tarefas do meio contábil. Saiba mais sobre a profissão neste artigo!

Qual a formação de um analista fiscal?

O profissional que atua como analista fiscal tem, geralmente, uma graduação em Ciências Contábeis. Depois, é possível se especializar fazendo uma pós-graduação na área — provavelmente em Gestão Fiscal e Tributária. 

Analista fiscal, o que faz?

Sobre o que faz um analista fiscal, a lista é longa. Dentre as atividades exercitas por esse cargo, podemos destacar:

  • atua com conciliação das contas de impostos ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, ERPs, etc;
  • implementa a contabilidade; 
  • apura tributos; 
  • acompanha entradas e saídas de mercadorias;
  • responsável por conferir os lançamentos fiscais e realizar a escrituração fiscal; 
  • apura e declara impostos
  • analisa balancete e demonstrações contábeis;
  • atende fiscalizações;
  • analisa dados de fornecedores;
  • ajuda na classificação fiscal de novos produtos comercializados;
  • entre outras.

Dependendo da empresa contratante, as tarefas podem variar. Mas é importante que o profissional tenha conhecimento sobre essas atividades, além de entender sobre manejar softwares, programas de planilha e outros sistemas de gestão. 

Quais as características de um bom analista fiscal?

Um profissional desta área precisa ser analítico, ter uma visão estratégica e se atualizar constantemente. 

É preciso saber identificar oportunidades, separar as tarefas de prioridade e, é claro, ter muita organização. Tudo isso ajudará para que seja possível otimizar processos, oferecer soluções e melhorias para a empresa. 

Além disso, se atualizar com relação ao uso de ferramentas também é um bom requisito. É necessário mostrar proatividade e novidades.

Analista tributário é a mesma coisa que fiscal?

Em muitas empresas, o profissional acaba assumindo os dois papéis. Até porque, a maioria dos cursos profissionalizantes já ensinam ambos os conceitos para os alunos.

Mas, em empresas maiores, costuma-se dividir os setores. Nesse caso, o profissional que atua no segmento fiscal fica responsável pelas atividades mais operacionais, fiscalizando cumprimento de obrigações do fisco.

Já a parte tributária cuida mais da parte estratégica, pensando em soluções para benefícios fiscais, redução de custos e compensação de créditos de impostos, por exemplo.

Entendeu o que faz um analista fiscal? Agora que já sabe as atividades, requisitos e a diferença da área tributária, fica mais fácil compreender sobre o segmento.

Saiba que todas as empresas precisam de um analista fiscal e esse cargo é muito importante para garantir o bom funcionamento da instituição. 

Leia mais sobre outros assuntos na área de notícias do E-Diário Oficial

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais