Entenda a Atuação do Advogado na Auditoria em Serviços de Saúde

Entenda a Atuação do Advogado na Auditoria em Serviços de Saúde
24/10/2017

A área de Direito está repleta de possibilidades de atuação. Uma delas pode ser encontrada dentro da auditoria em serviços de saúde. Por sinal, é uma das mais importantes e também uma das que possui mais impacto na vida dos cidadãos.

Caso algum procedimento médico seja realizado de forma indevida, se isso não for identificado na auditoria, diversos danos podem ser provocados, afetando pessoas de diferentes famílias e até mesmo colocando pacientes em risco. Entenda as razões.

Importância da auditoria em serviços de saúde

Em qualquer tipo de prestação de serviço a auditoria tem uma importância ímpar, pois está diretamente ligada à regularidade das operações e, em muitos casos, com a qualidade do que é feito.

Na área da saúde, no entanto, essa importância é ainda maior. Isso porque o que está em jogo não é a comercialização de produtos ou a otimização de recursos, mas sim a vida das pessoas, que podem ser prejudicadas por erros médicos, descuidos de estabelecimentos, irregularidades operacionais e diversas outras situações.

Além de fiscalizar a qualidade do atendimento dos pacientes, a auditoria em serviços de saúde também tem a função de checar a segurança dos médicos e profissionais que trabalham na área, garantindo o perfeito funcionamento do sistema de saúde.

Papel do advogado nesse tipo de auditoria

O advogado que se dispõem a trabalhar com auditoria em serviços de saúde precisa ter pleno conhecimento do que deve ser feito. Afinal, ele carrega uma enorme responsabilidade com a justiça e também com a vida das pessoas.

Sendo assim, é papel do advogado propor ações que visem tratamentos dignos para todos os pacientes, alertar os estabelecimentos que buscam por auditorias sobre os erros ou riscos de procedimentos indevidos, identificar possíveis reduções de custo e, principalmente, garantir a ética em todo o sistema.

Para isso, mais do que conhecimentos gerais de Direito, o advogado também precisa dominar as políticas de saúde, conhecer os direitos dos consumidores referente ao sistema público e suplementar, saber qual conduta deve adotar diante do prontuário e de pacientes e conhecer a normatização que rege a auditoria dessa área.

Mercado de trabalho e especialização

O profissional que tiver se capacitado como advogado especializado em saúde poderá atuar na auditoria prestando serviços para operadoras de planos, clínicas médicas ou odontológicas, seguradoras, hospitais e muitos outros estabelecimentos.

Porém, se ainda não tiver conhecimento para atuar na área, há a alternativa de se especializar. Já existem diversos cursos voltados exclusivamente para quem deseja atuar na auditoria em serviços de saúde. O que achou da possibilidade?

Se quiser ver outras oportunidades dentro do Direito, tais como montar um escritório de advocacia de sociedade individual ou se tornar um advogado correspondente, continue navegando pelo E-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais