Licença Ambiental – Saiba como Funciona

Licença Ambiental - Saiba como Funciona
27/07/2015

Licença ambiental é a autorização oficial para a realização de um empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora ao meio ambiente. Ela é concedida por meio de etapas em que o empreendedor deve cumprir algumas exigências para garantir que a obra seja realizada sem consequências danosas. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico em consonância com os princípios da sustentabilidade.

Perante a lei

As diretrizes para a execução do licenciamento ambiental estão expressas legalmente nas seguintes leis e resoluções:

  • Lei 6.938/81: Discorre sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, em que são traçadas normas para a preservação ambiental.
  • Resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 001/86 e nº 237/97: Instituem procedimentos para o licenciamento ambiental.
  • Lei Complementar nº 140/2011: Estabelece a competência estadual e federal para concessão do licenciamento ambiental, de acordo com a localização do empreendimento.

Vistoria

A vistoria para concessão do licenciamento ambiental é feito por um representante do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) que é composto por órgãos estaduais do meio ambiente e pelo Ibama.

Tipos de Licenças Ambientais

  1. Licência Prévia (LP): Solicitada na fase inicial de implantação, alteração ou ampliação do empreendimento, é a etapa em que é avaliada a viabilidade ambiental e estabelecidas as exigências técnicas para o desenvolvimento do projeto, sendo necessário para isso a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental por parte do empreendedor.
  2. Licença de Instalação (LI): Autoriza o início da obra, caso sejam atendidas as condições da etapa anterior.
  3. Licença de Operação (LO): Necessária para dar início ao funcionamento depois da finalização das obras.

Cadastre-se no E-Diário Oficial e divulgue informações sobre a licença ambiental no Diário Oficial da União de maneira mais rápida e eficaz.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais