Conheça os Tipos de Crimes Ambientais

Conheça os Tipos de Crimes Ambientais
31/05/2019

O meio ambiente é protegido pela Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Considera-se como crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente. Confira quais são os tipos de crimes ambientais classificados e veja também como fazer uma denúncia. 

Tipos de crimes ambientais

Saiba agora quais são os tipos de crimes ambientais e o que eles significam. 

Crimes contra a fauna

Agressões aos habitats dos animais, bem como agressões a animais silvestres, nativos ou em rota migratória — pesca, transporte e comercialização ilegal.

Crimes contra a flora

Causar dano ou destruição à vegetação, provocar incêndio em mata ou florestas, comercializar ou soltar balões, corte, extração, exposição para fins comerciais da madeira, carvão, lenha e demais produtos de origem vegetal sem a devida autorização.

Poluição e outros crimes ambientais

Poluição que provoque danos à saúde humana, morte de animais e destruição da flora. Também é considerado crime as atividades humanas que produzem poluição acima dos limites estabelecidos por lei.

Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural

Deteriorar, destruir, alterar, pichar ou grafitar locais protegidos por lei ou danificar estruturas protegidas por seu valor cultural, religioso, etc. também é considerado crime. Além disso, construção em áreas de preservação é considerada crime também.

Crimes contra a administração ambiental

Os crimes incluem quaisquer ações ou omissões que violem regras jurídicas de proteção, recuperação e uso do meio ambiente.

Como fazer um denúncia para crimes contra a natureza

Esses tipos de crimes ambientais podem ser denunciados por qualquer cidadão por meio do serviço de linha verde do Ibama.

A denúncia é investigada e em caso de confirmação, é encaminhada ao Ministério Público para que as providências administrativas e criminais cabíveis sejam tomadas.

As penas são aplicadas conforme a gravidade da infração prevista pela Lei de Crimes Ambientais, e, quanto mais reprovável for a conduta, mais severa será a punição.

No E-Diário você entende como as leis funcionam. O veículo é a melhor ferramenta para a publicação de artigos do Diário Oficial da União, além de mantê-lo sempre informado.

Você também vai gostar de:

  1. Entenda Como Funciona a Lei Contra Maus Tratos aos Animais;
  2. O Que é Licenciamento Ambiental — Você Sabe Como Funciona o Processo?

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais