Central de Atendimento | 0800 607 5588

Envio de Matérias para Publicação

Seja em texto, voz, vídeo ou foto, o Whatsapp está entre os aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo inteiro. Recentemente, o aplicativo recebeu uma atualização que permite criptografar todas as comunicações. Você sabe como funciona a criptografia do Whatsapp e por que ela impede o acesso da justiça às informações? Continue a leitura e descubra.

O que é criptografia de ponta-a-ponta

A criptografia de ponta-a-ponta é um recurso de segurança que visa criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la ilegível quando armazenada) de ponta-a-ponta, ou seja, no receptor e no emissor da mensagem.

Como funciona

Muitos aplicativos criptografam as mensagens entre o usuário e a empresa. A tecnologia ponta-a-ponta assegura que somente o emissor e o receptor possam ler o que é enviado e nem mesmo o Whatsapp tem esse acesso. O recurso garante a segurança e privacidade com um cadeado e é preciso ter a chave para que as mensagens sejam lidas.

Investigações comprometidas

Ano passado, o Whatsapp ficou 48 horas fora do ar por desobedecer a uma determinação judicial que visava a quebra de sigilo das mensagens após uma investigação criminal. Este ano, o vice-presidente do Facebook ficou preso por 24 horas após mandato de um juiz. A Polícia Federal solicitou a quebra de sigilo das mensagens do Whatsapp e o Facebook não liberou as conversas.

Acesso da justiça impedido

Com essa nova tecnologia, o Whatsapp não pode cumprir ordens judiciais que solicitam o teor das conversas dos usuários. Ou seja, a polícia só pode ter acesso às informações se os celulares forem apreendidos, mas como os aparelhos possuem criptografia, estas informações ficam bem difíceis de serem acessadas.

Privacidade

Ainda é possível acessar as mensagens trocadas no Whatsapp conferindo o celular de quem recebe ou as enviou. Por isso, a privacidade apenas não basta. É preciso ter uma série de cuidados com o seu celular. Senhas, antivírus e restringir bem os aplicativos que são instalados são algumas das recomendações.

Você também vai gostar de:

  1. Como Funciona a Punição para Quem Divulga Fotos e Vídeos Íntimos na Internet?
  2.  Justiça Deve ter Acesso aos Dados Privados na Internet?